Grupos especializados

A Diretoria da ACB realiza um trabalho constante de resgate e fomento dos grupos especializados. Estes grupos tem o intuito de construir ações e discussões acerca da temática envolvida em seus trabalhos. Tudo isso é socializado em rede, para que possamos projetar melhorias para a nossa área. Todos os grupos são filiados à ACB e estão regidos pelo Estatuto atual (conforme citado abaixo).

Até então há (05) cinco grupos especializados em diversas temáticas.
Confira cada um deles abaixo:
(Grupos com links para site estão ativos e/ou em reformulação)

Quer participar de um grupo? Reativar algum? Mais informações, entre em contato com Jessica Bedin (Assessora dos Grupos Especializados) pelo email: jessicabedin06@gmail.com e tire suas dúvidas!

No estatuto da ACB constam orientações sobre a dinâmica dos grupos especializados. Confira:

Seção VI
Dos Grupos Especializados

Art. 66 – Os Grupos Especializados são órgãos técnicos, consultivos e de assessoramento da ACB, vinculados à Diretoria, de quem receberão todo o apoio necessário às suas iniciativas.

§ 1º – Os Grupos Especializados serão formados de associados da ACB e de consultores alheios ao quadro da Associação com a finalidade de organizar programas de atividades adequadas com a sua especialização.

§ 2º – Os Grupos Especializados são vinculados, também, às Comissões Brasileiras de Documentação da FEBAB.

§ 3º – Para instituir-se , cada grupo deverá requerer à Diretoria sua constituição, submetendo à aprovação da direção o respectivo regimento.

§ 4º – Cada grupo reger-se-á por regimento próprio, cujos dispositivos não podem colidir com o estatuto da ACB.

§ 5º – Haverá apenas um Grupo Especializado para cada especialização, formado de número ilimitado de associados, com direção própria, recebendo o dirigente máximo o título de Coordenador.

§ 6º – Os associados da ACB poderão pertencer a mais de um Grupo especializado, mas só poderão participar da direção de um deles.

§ 7º – O cargo de Coordenador e outros da direção dos Grupos são privativos de associados da ACB e seus mandatos coincidirão com o da Diretoria.

I – O Coordenador de Grupo Especializado participará das reuniões da Diretoria da ACB e terá direito a voto.

Art. 67 – Os Grupos receberão transferências de recursos do Fundo Especial para a ajuda de custeio das suas despesas, na forma estabelecida pela Diretoria da ACB.

Art. 68 – Os Grupos devem informar ao membro da Diretoria da ACB designado para assessorá-los, o calendário de reuniões e convidá-lo a participar.

Parágrafo único – Para fazerem jus ao benefício, os Grupos deverão cumprir integralmente as exigências do Art. 7º e seus parágrafos, deste Estatuto.

Art. 69 – Serão preservadas a independência e as iniciativas dos Grupos especializados, desde que observem o Estatuto da ACB e seu Regimento Interno.

Art. 70 – Os casos omissos na regulamentação da criação e funcionamento dos Grupos Especializados serão resolvidos pela Diretoria da ACB.