Categorias de sócios

Categorias de sócios da ACB

1) Fundadores
2) Efetivos
3) Contribuintes
4) Remidos
5) Aspirantes (estudantes de graduação)
6) Beneméritos
7) Honorários
8) Correspondentes
9) Institucional

Conceituação das categorias

1) Fundador é o sócio, sujeito ao pagamento de contribuições, que teve sua inscrição homologada até a aprovação do primeiro Estatuto da ACB.

2) Efetivo é o bibliotecário devidamente registrado no Conselho Regional de Biblioteconomia e sujeito ao pagamento de contribuições fixadas pela Assembleia Geral da ACB.

3) Contribuinte é o sócio não bibliotecário, pessoa física ou jurídica, cuja admissão haja sido homologada pela Diretoria, com sujeição ao pagamento das contribuições fixadas pela Assembleia Geral.

4) Remido é sócio fundador, efetivo ou contribuinte que concorre de uma só vez ou em parcela, sem atraso, com quantia a ser fixada pela Assembleia Geral.

5) Aspirante é o sócio regularmente matriculado em curso de graduação em Biblioteconomia, sujeito ao pagamento de contribuições, que passará automaticamente a sócio efetivo a partir da colação de grau.

6) Benemérito é a pessoa física ou jurídica que haja prestado relevantes serviços à ACB.

7) Honorário é a personalidade de notório mérito, que houver prestado serviços relevantes à causa da Biblioteconomia.

8) Correspondente é a pessoa ou entidade especializada em assuntos de Biblioteconomia, sujeita ao pagamento de contribuições, residente ou sediado fora do Estado de Santa Catarina.

9) Institucional é a entidade que possui personalidade jurídica e regida por estatuto na forma da lei em condições de cumprir os objetivos da ACB, estabelecidos neste estatuto.

Observação: os títulos de sócios benemérito, honorário e correspondente serão conferidos pela Diretoria com homologação da Assembleia Geral.