FCC lança concurso para modernização de bibliotecas públicas municipais

O Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura anuncia a abertura do processo de inscrição e seleção de propostas para a Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais. A parceria com o Ministério da Cultura foi efetivada no dia 11 de dezembro com a publicação do edital do concurso. A premiação é de R$ 50 mil em livros e mobiliário. Poderão participar municípios com até dez mil habitantes. As inscrições vão do dia 11 de dezembro de 2013 a 11 de fevereiro de 2014.

O edital prevê a seleção de 26 propostas que deverão levar em consideração os seguintes aspectos: oferecer as condições para o desenvolvimento humano e social; promover atividades de mediação da leitura; disseminar a informação de forma democrática e acessível; incentivar o interesse pelas artes e pelas ciências; estimular a integração da biblioteca com outras linguagens culturais; contribuir para a inclusão digital da população; e privilegiar, registrar e difundir a tradição da herança cultural da comunidade.

No dia 10 de março de 2014 serão divulgados os municípios classificados. Para Valdir Walendowsky, presidente interino da Fundação Catarinense de Cultura, “a promoção da leitura, principalmente para o público infantil, é a missão principal da biblioteca pública e por isso a importância desta parceria entre estado e União”. Santa Catarina possui, atualmente, 173 municípios que poderão participar do concurso.

Mais informações:  Fundação Catarinense de Cultura

———————–

Notícia publicada originalmente no dia 22 de janeiro de 2014 no antigo site da ACB.
noticia edital FCC

A Associação Catarinense de Bibliotecários, filiada a FEBAB (Brasileira das Associações de Bibliotecários) está atuante no estado de Santa Catarina desde 1975 como entidade que desenvolve atividades em prol de representatividade dos profissionais da informação, lutar pelos direitos da classe e pelo movimento dos bibliotecários em diversas instâncias.